Tadinha da Tanith
Um mero blog de uma nerd

Linux Vs. Mac (E porque o Windows nem tá nessa discussão)

Como já dá pra perceber, sou uma usuária compulsiva de computadores e internet. E já passei por VARIOS sistemas operacionais (Varios mesmo: BSD, opensolaris, linux, mac, windows, DOS…) e hoje já tenho experiência o suficiente para falar: NÃO USE WINDOWS SE SUA VIDA NÃO DEPENDER DELE!

Hoje, para um usuário mais ou menos comum existem tres opções: Windows, Mac e Linux

LINUX

Pontos fortes: É de graça, é seguro, é leve, é o suficiente, lembra de alguns habitos de micreiro da década de 90

Pontos fracos: Compatibilidade zero, uso dificil para quem não sabe usar o terminal

MAC

Pontos fortes: Muito bonito, é rapido, tem certa compatibilidade, extremamente seguro, tem ótimos programas inclusos em seu “pacote”, já mencionei lindo?

Pontos fracos: Jogos, tem interface gráfica completamente distinta e CARO, MUITO CARO

Porque o Windows não entrou:

Apesar de ser desenvolvedora em C#.NET, tento usar o windows o minimo possivel (uso o MONO ao invés de visual studio), porque ele tem muitas brechas de segurança, e com o tempo e o uso ele vai ficando pesado, e então você tem que instalar tudo denovo

Tenho tanto pavor do windows que um dia, eu estava pegando uma xícara para tomar chá, e alguem ligou o computador por perto e ele fez aquele barulhinho de quando inicia o windows XP, e quase quebrei tres xicaras, porque eu deixei uma cair em cima das outras…

Que sistema você usa hoje?

Hoje eu uso o mac, mas 15% das vezes eu uso Linux. Razão: Ambos são muito parecidos na base, porque são baseados em UNIX, por isso você pode baixar o codigo de um programa open source e compila-lo via terminal (consola, como quiser chama-lo)

Qual que eu devo usar?

Bom… se voce fica no circuito orkut/msn/google eu aconselho o linux (Ubuntu/Kubuntu para iniciantes). Se você usa aplicativos graficos como Photoshop ou Ilustrator, use o Mac, mesmo pelo proprio hardware dos computadores da Apple.

Infelizmente se você joga eu aconselho o Windows, e ainda por cima Vista Ultimate x64, que ao menos aguenta 16 gigabytes de RAM… Mas só se você jogar jogos muito especificos ou MMORPGs, senão o Mac também tem ótimos jogos.

Nenhuma resposta to “Linux Vs. Mac (E porque o Windows nem tá nessa discussão)”

Deixe um comentário

